O atendimento é ideal para
crianças com dificuldades de aprendizagem, para adolescentes que precisam
melhorar o aprendizado, este trabalhado é ótimo para crianças que se
desconcentram com facilidade e precisam tirar dúvidas de matemática.
A psicopedagogia vem trabalhar com as dificuldades de
aprendizagem e a diversidade de fatores que contribuem para tal, podendo estes
ser de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica.
O trabalho psicopedagógico tem
como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo
escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da
utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação.
As dificuldades de aprendizagem
mais relatadas:
Coordenação global e fina: dificuldade de domínio do
gesto e do instrumento; dificuldade perceptiva; dificuldade na lateralização,
na orientação espacial e temporal;
Comportamento social inadequado: geralmente associado
à falta de limites e imaturidade: dificuldade em internalizar responsabilidades
e lidar com a frustração;
Memória e atenção: dificuldade em manter o
estado de vigília, de focar a atenção e se concentrar nas tarefas formais;
Discalculia: dificuldade no processo de aprendizagem
do cálculo apresentando inabilidades na realização das operações matemáticas e
falhas no raciocínio lógico-matemático;
Alterações na leitura/ escrita:
Disgrafia - consiste em uma dificuldade para a
realização dos movimentos necessários e coerentes para a escrita. A grafia das
letras e das palavras torna-se, muitas vezes, incompreensível para o leitor,
que não consegue ler o que está escrito
Disortografia - consiste em confusões de letras,
sílabas e palavras, com trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo
professor.
Pré-dislexia - distúrbio da linguagem observado em
crianças em fase pré-alfabetização. Caracteriza-se por instabilidade
psicomotora, inversão, repassamento, falta de ritmo em desenho, falha na
capacidade totalizadora, falta de discriminação figura-fundo.
Dislexia - é um distúrbio específico da linguagem, de origem
constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples.
Desta forma, para se conhecer as
causas do problema, é de grande valia a busca pelo atendimento psicopedagógico
especializado, onde o psicopedagogo trabalhará em duas etapas:
Diagnóstico: realizar
junto ao indivíduo uma coleta de informações utilizando-se de técnicas
psicopedagógicas específicas. Estas informações proporcionarão o entendimento
das reais causas que podem estar interferindo em seu processo de aquisição do
conhecimento.
Intervenção: tratamento,
utilizando-se vários recursos para uma progressiva melhora deste processo como
um todo, ou realizar o encaminhamento do indivíduo à profissionais de outras
áreas, caso seja necessário.
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