Atendimento


O atendimento é ideal para crianças com dificuldades de aprendizagem, para adolescentes que precisam melhorar o aprendizado, este trabalhado é ótimo para crianças que se desconcentram com facilidade e precisam tirar dúvidas de matemática.

A psicopedagogia vem trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e a diversidade de fatores que contribuem para tal, podendo estes ser de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica.
O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação.

As dificuldades de aprendizagem mais relatadas:

Coordenação global e fina: dificuldade de domínio do gesto e do instrumento; dificuldade perceptiva; dificuldade na lateralização, na orientação espacial e temporal;

Comportamento social inadequado: geralmente associado à falta de limites e imaturidade: dificuldade em internalizar responsabilidades e lidar com a frustração;

Memória e atenção: dificuldade em manter o estado de vigília, de focar a atenção e se concentrar nas tarefas formais;

Discalculia: dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo apresentando inabilidades na realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico-matemático;

Alterações na leitura/ escrita:

Disgrafia - consiste em uma dificuldade para a realização dos movimentos necessários e coerentes para a escrita. A grafia das letras e das palavras torna-se, muitas vezes, incompreensível para o leitor, que não consegue ler o que está escrito

Disortografia - consiste em confusões de letras, sílabas e palavras, com trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.

Pré-dislexia - distúrbio da linguagem observado em crianças em fase pré-alfabetização. Caracteriza-se por instabilidade psicomotora, inversão, repassamento, falta de ritmo em desenho, falha na capacidade totalizadora, falta de discriminação figura-fundo.

Dislexia - é um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples.
Desta forma, para se conhecer as causas do problema, é de grande valia a busca pelo atendimento psicopedagógico especializado, onde o psicopedagogo trabalhará em duas etapas:

Diagnóstico: realizar junto ao indivíduo uma coleta de informações utilizando-se de técnicas psicopedagógicas específicas. Estas informações proporcionarão o entendimento das reais causas que podem estar interferindo em seu processo de aquisição do conhecimento.

Intervenção: tratamento, utilizando-se vários recursos para uma progressiva melhora deste processo como um todo, ou realizar o encaminhamento do indivíduo à profissionais de outras áreas, caso seja necessário.

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